No último dia 20 de dezembro, nos termos do Edital nº 03/2023, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária para apreciação das prestações de conta, posse da nova Diretoria Executiva e eleição e posse do novo Conselho Fiscal.
Na oportunidade, foi inaugurada a nova galeria de fotos dos ex-presidentes da Associação, com a presença dos ex-Presidentes Iran Luiz de Araújo e Amarílio dos Santos Leite, além dos próprios José Waldez Lins Rabelo, que retorna à presidência, e Altamir de Alencar Pimentel Filho, que encerrou seu mandato.
Também foi prestada homenagem póstuma ao ex-Diretor Jurídico, Rivaildo Ribeiro de Souza, que faleceu subitamente em outubro último, tendo sido entregue uma placa aos seus familiares presentes, esposa e seus três filhos, que ficaram muito emocionados e agradecidos pelo merecido registro.
A Assembleia foi iniciada com a leitura do Edital de Convocação e, em seguida, a apresentação do relatório e do parecer do Conselho Fiscal, representado por seu presidente, Edinaldo Soares da Silva Pereira, no sentido de aprovar as contas referentes ao período compreendido entre os meses de novembro de 2020 a novembro de 2023, o que foi ratificado pelos presentes, à unanimidade.
Em seguida, Altamir Pimentel passou a presidência da mesa para José Waldez, pedindo licença para proceder ao seu discurso de encerramento de mandato, em que fez um breve resumo de suas três gestões consecutivas, destacando as dificuldades políticas atravessadas nas presidências dos Desembargadores Joás Pereira e Márcio Murilo, como também a profunda melhora na relação institucional com os Desembargadores Saulo Benevides e João Benedito. Ressaltou os problemas financeiros sentidos pela redução de filiados, que lhe trouxeram muita angústia e apreensão, mas que, com a ajuda fundamental dos demais membros da Diretoria, do Conselho Fiscal e dos colaboradores, conseguiu superar, repassando a administração da Entidade com todas as contas quitadas e saldo positivo, que vem aumentando mês a mês, o que permite acreditar na possibilidade de realização da confraternização do São João em 2024. Finalizou, agradecendo pelo apoio e confiança dos companheiros da Diretoria e do Conselho Fiscal, desejando sucesso à nova gestão que se inicia e afirmando findar seu mandato com a sensação de dever cumprido, por acreditar ter feito todo o possível na defesa dos direitos dos associados.
Retornando à presidência da mesa, Altamir Pimentel fez a leitura da Ata da Eleição e deu posse ao novo Presidente da ASSTJE, José Waldez Lins Rabelo, eleito para o triênio 2023/2026, a quem passou a palavra para seu discurso de posse, em que ressaltou a emoção de estar de volta à presidência da Associação, recebendo a administração em uma situação muito melhor do que na sua primeira gestão. Destacou que pretende dar continuidade na forma participativa e democrática como vem sendo conduzida a Associação, esperando pelo comprometimento de todos os demais membros que serão empossados para o triênio que se inicia. Ressaltou que se esforçará na tentativa de unificação das entidades representativas dos servidores do Judiciário paraibano e que, logo nos primeiros meses, convidará todos os representantes dos Sindicatos e Associações para uma reunião conjunta, a fim de dar início às tratativas para essa finalidade. Chamou a atenção para a importância do Programa de Incentivo à Aposentadoria, cujo projeto foi recentemente entregue pelo Comitê de Priorização do Primeiro Grau ao Desembargador João Benedito, para ser apreciado e discutido em 2024. Por fim, agradeceu a Deus, a seus familiares e a todos os amigos que o apoiaram e lhe deram esse voto de confiança, comprometendo-se a honrá-lo até o último dia do seu mandato, na luta em prol dos filiados da ASSTJE.
Ao retornar para a mesa, Altamir Pimentel repassou a presidência dos trabalhos ao novo Presidente da Associação, José Waldez, que facultou a palavra aos presentes, tendo feito uso dela o Sr. João Ramalho, Presidente do SINJEP, o Sr. Walmir Feliciano, Presidente do SINTAJ, o Sr. Francy Hélio, Presidente da AOJEP, o Sr. Amarílio Leite, ex-Presidente e membro da Diretoria que encerra a gestão, e o Sr. Iran Luiz, ex-Presidente atualmente aposentado, tendo em comum nos discursos o desejo de que José Waldez possa realizar uma boa presidência à frente da ASSTJE e com a promessa da colaboração de todos na luta pela defesa dos servidores do Judiciário paraibano.
Dando continuidade, o Presidente José Waldez empossou o vice-Presidente eleito, Altamir Pimentel, como também os novos Diretores, tendo em seguida apresentado à Assembleia o nome dos 3 membros titulares do Conselho Fiscal e de 2 membros suplentes, que foram aprovados por unanimidade, esclarecendo que ficarão vagos os cargos de Diretor de Comunicação e de 1 membro suplente, os quais tentará preencher no decorrer do seu mandato.
Ao final, todos foram convidados para participar do coquetel oferecido pela Associação, ao som de videokê, onde os presentes puderam soltar a voz e se confraternizar.
Tendo sido este o último evento da entidade de 2023, a ASSTJE aproveita a oportunidade para desejar a todos os seus filiados um Natal de paz e harmonia, com os votos de que o ano de 2024 seja repleto de saúde, conquistas e felicidade.
A Diretoria.