As direções da ASSTJE e do SINTAJ comunicam ao conjunto dos segmentos que compõem o judiciário estadual que a enquete/consulta, utilizada para os servidores avaliarem a gestão do Des. Márcio Murilo à frente do TJPB, foi cancelada.
A medida foi necessária em virtude da constatação de estranhos acontecimentos que, provavelmente, tinham como objetivo alterar o resultado final da enquete. Até a tarde do dia 21 de janeiro o percentual de votos na opção “péssima” ultrapassava a casa dos 80% (oitenta por cento).
A equipe técnica responsável pelo monitoramento da consulta constatou que foram inseridos, em 04 (quatro) horas, das 18:00 às 22:00 horas, do dia 21/01/2021, aproximadamente 400 (quatrocentos) votos, em série, a favor da opção “ótima”, inclusive, com a utilização de IP’s de computadores localizados em outros Estados da Federação, a exemplo da cidade de São Paulo – SP.
A operação elevou a opção “ótima” para os incríveis 26% (vinte e seis por cento). Por outro lado, o número total de votos contabilizados, no curtíssimo espaço de tempo, foi elevado em quase 45% (quarenta e cinco por cento).
Mesmo tendo a equipe técnica das duas Entidades tomado medidas emergenciais para sustar a intervenção em curso naquele momento, verificou-se que situações análogas, infelizmente, corriam o risco de voltar a ocorrer novamente até o término da consulta, programada para sábado, dia 25 de janeiro.
Diante do exposto, lamentando o ocorrido, as presidências das duas entidades, cientes de suas responsabilidades e, em respeito a ética, bem como os servidores do Judiciário paraibano, tomaram, na mesma noite do fato, a decisão de cancelar a enquete.
As duas presidências esclarecem que a consulta proposta possuía caráter simplificado, fundamentada na boa fé dos seus participantes.
Por fim, sustentam que processos consultivos semelhantes foram realizados ao fim das três últimas gestões do TJPB, anteriores a atual. Em nenhuma das ocasiões foram detectados quaisquer indícios que levassem a ocorrência de situação análoga à descrita acima.
João Pessoa, 22 de janeiro de 2021
Presidências da ASSTJE e do SINTAJ